domingo, 2 de junho de 2019

Dor nas articulações é agravada pelo frio


Inverno

O inverno está se aproximando e com ele as incômodas dores reumáticas e musculares. Isso acontece por conta da contração dos músculos e vasos sanguíneos. Os músculos se contraem para se manter aquecidos, mas o sangue sai das articulações em direção ao tronco para preservar a temperatura constante, o que pode aumentar a sensação de dor. O frio pode não ser a causa, mas pode agravar as dores de origem muscular ou reumáticas.

O fisioterapeuta Paulo Hadad explica que as dores reumáticas, assim como a maioria das dores osteomusculares, pioram com o frio. Elas se manifestam em aumento nas queixas e sensações de desconforto articular e muscular em regiões que já eram comprometidas sintomaticamente. Ainda segundo o especialista, isso acontece porque, nessa época do ano, as pessoas ficam mais encolhidas, ou seja, com os músculos contraídos, e as articulações mais enrijecidas e inchadas, e percebem mais as dores.

“O frio agrava dores na coluna, artrite, artrose, dores musculares e até fibromialgia”, afirma a reumatologista Vincenzina Santangelo. Ela diz que as estatísticas apontam que as clínicas de dor crônica, como reumatologia, têm uma demanda até 20% maior de pacientes que se queixam de piora das dores no inverno. “As queixas são frequentes de torcicolo, dor no pescoço, na coluna e articulações, porque ficam mais retraídas e contraídas no frio, gerando tensão muscular e dor.”

Outras doenças podem ter os sintomas agravados com as baixas temperaturas. Vincenzina diz que a fibromialgia, doença caracterizada por dores generalizadas no corpo, tem entre os fatores desencadeantes o estresse emocional e a mudança climática, especialmente o frio e a umidade. Quem sofre de artrite reumatoide também se queixa mais de dor no período de inverno.

Segundo a reumatologista, os portadores de gota, ácido úrico elevado, podem apresentar crise aguda de dor no frio, devido às extremidades do corpo frias. “As câimbras são contrações involuntárias dos músculos e dores de um músculo esquelético são frequentes no período noturno e no frio”, alerta.

As pessoas de baixo peso e com problemas circulatórios também estão mais sujeitas a dores durante o frio. “O fato é que no frio as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis, precipitando as dores nevrálgicas, como a nevralgia do trigêmeo. Ocorre nesses casos a constrição vascular, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos, podendo contribuir para queixa de tontura e labirintite, e incômodo nos pés e nas pernas”, diz Vincenzina.

Segundo o ortopedista André Luiz Reis, da Clínica COT, os idosos sofrem mais com o problema, pois, além de serem menos ativos, eles já apresentam algum grau de artrose, e por ficarem mais sentados ou deitados, as dores pioram.

   
Exercícios ajudam a amenizar o problema
Os especialistas dizem que é possível amenizar as dores causadas pelo frio. “A dica é se agasalhar bem, tomar sol e fazer exercícios físicos, pois com essas ações o corpo aquece, diminuindo as sensações de frio e as percepções de dores que foram acentuadas por esse motivo”, recomenda Paulo Hadad. O fisioterapeuta também recomenda a prática de atividade física, que favorece o aumento de endorfinas, reduzindo as sensações de dores. “Fazer caminhadas e se exercitar com orientações e condições para isso facilita o aquecimento muscular e articular”, diz. André Luiz Reis sugere o alongamento para amenizar os problemas causados pelo frio. “Recomendo que as pessoas se alonguem pelo menos duas vezes ao dia e também a prática de exercícios, bem como simples movimentos como esfregar as mãos, fazer movimentos de subir e descer com as pontas dos pés, ou seja, movimente-se. Seguindo as orientações médicas e se prevenindo podemos ter um inverno gostoso.” Vincenzina Santangelo lembra que deve-se evitar choque térmico, variação de ambientes quente e frio sem se proteger. Além de evitar permanecer sentado por mais de 50 minutos sem se alongar e locomover.Hadad explica que na fisioterapia as dores articulares e musculares são tratadas com os efeitos terapêuticos proporcionados pelas aplicações dos aparelhos de eletrotermoterapia e pela hidroterapia, assim como por várias terapias manuais de acordo com cada caso.Além disso, o fisioterapeuta alerta que no período do frio é importante controlar a alimentação para não aumentar o peso corporal. “A tendência é comer mais e ficar no sedentarismo. Fuja dessas opções”, afirma. Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário