Você já deve ter ouvido falar da relação da hipertensão com o consumo de sal, mas sabe que esta doença e a apneia do sono também têm ligação? Segundo estudos, cerca de 40% de pessoas com hipertensão arterial também sofrem com o distúrbio do sono. Nesse Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Blog CPAPS preparou um post para você entender melhor sobre esse assunto. Confira!
COMO A APNEIA INFLUENCIA NA HIPERTENSÃO
Pessoas que sofrem com a apneia estão mais propensas a desenvolver hipertensão. Isso porque, durante o sono de quem sofre com o distúrbio, a faringe relaxa e torna a passagem do ar estreita, provocando as vibrações que caracterizam o ronco, até se fechar completamente e interromper a respiração. Como forma de se defender, o organismo libera adrenalina, um hormônio capaz de contrair os vasos sanguíneos e, assim, restringe o espaço por onde o sangue circula. Com as vias contraídas, há o aumento da pressão.
Além disso, durante os eventos da apneia do sono há uma queda da concentração de oxigênio no sangue arterial. Com isso, o órgão tende a aumentar os batimentos cardíacos, na busca de elevar a oxigenação para que todo o organismo receba a quantidade necessária de sangue para seu funcionamento independente.
No começo, a elevação da pressão pode ocorrer apenas durante o sono, mas com o tempo, pode tornar-se permanente, tornando necessário o tratamento com medicação para hipertensão, ou haver complicações cardiovasculares como infarto agudo, acidente vascular cerebral, arritmia e taquicardia.
TRATAMENTO COM CPAP PODE SER UMA SAÍDA
O tratamento com CPAP é o mais eficaz e com maior comprovação científica para a apneia do sono. Como a pressão positiva contínua fornecida pelo aparelho, o número de paradas na respiração durante o sono diminui, atenuando os fatores que levam ao aumento da pressão arterial. Em nosso site CPAPS.com.br, você encontra diversas opções de produtos para o tratamento da apneia
Nenhum comentário:
Postar um comentário