sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Fisioterapia Domiciliar: Por que e como desenvolver?

fisioterapia domiciliar é uma aliada para que o paciente possa realizar sua reabilitação no conforto de sua casa. Esse tipo de atendimento gera muitas oportunidades, abrindo muitas portas para o fisioterapeuta.
Além disso, o tratamento possui também várias vantagens econômicas e clínicas. Beneficiam-se destas tanto o paciente que não terá que se deslocar de sua casa, como o profissional, já que esse processo de recuperação e reabilitação é mais rápido e se torna menos traumático.
Entenda aqui por que adotar essa prática!

Por que praticar a fisioterapia domiciliar?



O fisioterapeuta que faz o atendimento domiciliar tem habilidade para lidar com os pacientes no ambiente de suas casas. Por meio de estudo aprofundado do paciente e técnicas eficientes, o profissional consegue evitar a reintegração hospitalar, situação que pode ser estressante para muitos pacientes e que aumenta a possibilidade de contrair infecções hospitalares.
Apesar de a fisioterapia domiciliar ter todos os benefícios, muitas pessoas desconhecem esse ramo ou questionam os resultados por serem praticados no âmbito residencial. Por isso, cabe aos profissionais mostrarem estes benefícios para seus pacientes e se programar adequadamente para atender cada um deles.
Por ter ainda muitas pessoas que duvidam de que a fisioterapia domiciliar obtenha resultados melhores daqueles observados nas clínicas, o profissional que optar por esse campo tende a ter mais sucesso. Atualmente, as pessoas têm buscado cada vez mais a praticidade e o conforto, por conta disso os atendimentos à domicílio em qualquer ramo vem crescendo exponencialmente.
Outro benefício é que o fisioterapeuta tem a oportunidade de indicar e orientar sobre exercícios e acessórios que podem ser realizados no dia-a-dia, orientando também a família para que auxiliem no tratamento, potencializando assim, os resultados.

Como colocar em prática a fisioterapia domiciliar?

Muitos não sabem por onde começar ao optar pela fisioterapia domiciliar. Existe uma série de etapas e dicas a serem seguidas para que seja bem-sucedido. Confira!

1. Avalie bem o local do atendimento

Analise a residência ou o local da atividade, verificando móveis, pois podem haver exercícios que demandem espaço. Além disso, é preciso conhecer todas as condições da prática para que se adeque à rotina da casa.

2. Invista em recursos 

A tecnologia está na palma de nossas mãos para nos ajudar no seu desenvolvimento, nas redes sociais é uma ótima forma para conseguir dicas de exercícios. Através dela é possível conhecer mais sobre tratamentos, técnicas, ressaltar sua experiência, trocar informações e etc.

3. Abuse do Grupos

Participe de grupos pela internet, assista videos e matérias e faça conexões entre os colegas. A máxima do “quem é vivo, sempre aparece” é muito importante no meio.

4. Invista em você

Por isso, cabe ao paciente busca um profissional ou acompanhamento. Para os pacientes inconscientes ou acamados, o contato com a família e o esclarecimento do estado clínico do paciente é importantíssimo.

5. Organize o tempo

Faça um planejamento semanal, para que possa controlar sua rotina com calma e também ter tempo para cuidar de sua própria saúde.
Gostou das nossas dicas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário