Dizem que idade de uma pessoa pode ser determinada pela sua flexibilidade corporal e a amplitude de movimentos. Existem diversos casos de indivíduos jovens com flexibilidade de 50 anos, assim como idosos saudáveis com movimentos de 30 anos. Como é de se esperar, se você não trabalha seus músculos, vai perdê-los. Caso passe grande parte do seu dia sentado ou inativo, reserve um tempo do seu dia (pode até mesmo ser um intervalo no trabalho) para fazer algumas sessões de alongamento. Se você já passou dos 40 anos, confira aqui 6 simples e efetivos exercícios que podem melhorar e muito a sua flexibilidade. Tente praticá-lo de 4 a 5 vezes por semana e sentirá a diferença!
Ombros Circulares
Por que fazer: Este exercício vai otimizar os movimentos dos braços e a parte superior das costas. É muito bom para quem tem problemas para alcançar as coisas ou praticar esportes como golfe, tênis e natação. Também ajuda a diminuir a tensão nos ombros e ajuda a abrir as costelas para que possamos respirar melhor.
Como fazer: Faça suaves movimentos circulares para trás com os ombros. Repita por 10 vezes e então realize o movimento contrário, para frente, também por 10 vezes.
Tenha cautela se sentir os ombros tremendo ou tiver dificuldade em realizar os movimentos e tente novamente no dia seguinte. Você também pode diminuir o número de repetições.
Alongamento do Trapézio
Por que fazer: Este músculo fica na parte superior das costas, na região lateral e posterior do pescoço e também os ombros. Passar muito tempo em frente ao computador ou dirigindo pode enfraquecer esse músculo, causando dores de cabeça e no pescoço.
Como fazer: Depois de fazer o exercício dos ombros descrito acima, coloque uma mão para trás e a outra sobre a cabeça. Lentamente leve a sua cabeça para o lado, como se fosse encostar a bochecha no ombro. Segure por 30 segundos e vagarosamente volte à posição normal. Repita o movimento com o outro lado. Você vai sentir o músculo do trapézio alongando, sentindo-se melhor.
Alcance dos Ombros
Por que fazer: Este exercício melhora a flexibilidade dos ombros e, dessa forma, proporciona maior alcance e flexibilidade na prática de esporte e atividades do dia a dia.
Como fazer: Aproxime o braço estendido em direção ao peito. Com a outra mão, segure o braço e ajude-o a esticar. Você vai sentir o músculo do seu ombro alongando, e segure por alguns segundos para tornar o exercício eficaz. Repita o mesmo movimento com o outro braço. Depois, repita o exercício, desta vez dobrando os braços um pouco para cima ou para baixo, pois esses diferentes ângulos vão alongar partes diferentes dos seus ombros.
Alongamento do Pescoço
Por que fazer: Alongar o pescoço diminui a tensão na área, mantém a flexibilidade e fortalece os músculos. Fazer este exercício pode prevenir dores nas costas e evitar problemas de postura que costumam surgir com o avanço da idade.
Como fazer: Olhe para frente e mantenha os ombros alinhados. Vire a cabeça para a esquerda, o máximo que puder, e volte à posição normal. Então, faça o mesmo movimento, agora para a direita. Volte à posição normal e então faça um movimento como se estivesse olhando para baixo, para alongar a parte de trás do pescoço. Depois, vire o pescoço para o lado, como se quisesse encostar a orelha no ombro (mas sem mexer o ombro), nos dois lados. Esse exercício vai alongar praticamente todo o seu pescoço.
Alongamento do Quadríceps
Por que fazer: O músculo quadríceps femural fica no topo das coxas. Quando levantamos, são eles que impulsionam este movimento, além de atividades do dia a dia. Se você passar muito tempo sentado e não fortalecer esse músculo, pode ter dores e problemas de flexibilidade.
Como fazer: Fique perto de uma cadeira ou parede, segurando-a para manter o equilíbrio. Coloque a mão direita para trás, dobre a perna e segure a parte superior do pé direito, aproximando-o do glúteo. Para saber se está fazendo o exercício corretamente, verifique o seu joelho, que deve estar apontado para o chão. Enquanto isso, mantenha o corpo ereto e tente encolher a barriga, e assim também trabalha os músculos abdominais, fortalecendo também a parte de cima do quadríceps. Segure por 15 a 30 segundos e repita o movimento com a outra perna.
Alongamento dos Glúteos
Por que fazer: Evita problemas e dores no nervo ciático e na parte inferior das costas, muitas vezes causados por inflamações nos músculos e tendões nas nádegas.
Como fazer: Sente-se no chão, sobre um carpete ou esteira, com as pernas estendidas. Dobre a perna direita e leve o pé para trás da perna esquerda, próximo à coxa. A planta do pé deve estar totalmente no chão, o joelho dobrado, e a perna esquerda deve estar totalmente estendida. Leve a parte de cima do corpo para a direita, colocando a parte de trás do seu braço esquerdo sobre o joelho direito. Mantenha a posição até sentir uma profunda mas confortável sensação de alongamento no glúteo. Permaneça por alguns segundos e faça o exercício do outro lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário